Marcadores

24 de jul. de 2009

Educomunicando…

Praia Mansa, julho de 2009.

Na primeira noite da equipe em campo, os moradores puderam assistir ao Circuito Tela Verde que foi montado com equipamento do Projeto Bela Ilha.

A manhã do dia seguinte foi dedicada ao Jogo Detetive, onde as crianças da escola da Praia Mansa puderam conhecer o sistema de tratamento de água da comunidade. Esta atividade foi realizada pelo morador nativo, Ronaldo, que guiou os participantes por trilhas na margem da cachoeira e morros.



Ao termino do Jogo educativo, todos se reuniram para fazer um desenho coletivo sobre o sistema. As crianças também brincaram com um quebra cabeça e aprenderam sobre o ciclo da água na natureza.

Os jovens trabalharam a desenvoltura na comunicação. Observaram imagens da Ilha da Vitória e elaboraram entrevistas aos moradores de lá. Esta atividade ainda vai dar o que falar... Mas isso já é outro assunto!


De volta à Praia de Castelhanos, as crianças e jovens participaram de uma atividade chamada Bingo de Reconhecimento da Comunidade, onde percorreram as casas integrando crianças, jovens e adultos do local.

23 de jul. de 2009

Quem canta seu males espanta!!!

Ilha da Vitória, junho de 2009.

Ao desembarcar na Ilha, a equipe se preparou para a tradicional caminhada pela comunidade para realizar a entrega do jornalzinho, com conteúdo e fotos da ação anterior, além de alguns minutos de conversa com os moradores.
A atividade noturna foi uma retomada do tema higiene na casa e no barco, abrangendo também o tema insetos vetores de doenças e prevenções higiênicas. Para finalizar, os adultos arquitetaram desenhos sobre o assunto trabalhado.




Em outro momento, os moradores se reuniram para escutar um documentário sobre “A vida Caiçara de Búzios” produzido pelas estudantes Sarah e Aylar do curso de jornalismo da PUC SP. Assistiram ao DVD do Projeto Saúde e Alegria e realizaram discussão ao termino da seção. Outro filme exibido durante a ação foi o conto africano Kiricú, desenho animado relacionado aos conflitos e valores em comunidades e ao uso da água.

As crianças da Ilha puderam se divertir escutando a leitura do livro ”Dr. Lix e o Monstro do Lixo” em uma tarde típica de inverno.


Recordaram assuntos tratados em 2007 sobre os diferentes tipos de lixo, e observaram imagens de objetos feitos com a reutilização de materiais destinados ao lixo. Participaram de jogos educativos e se dedicaram à árdua tarefa na construção de instrumentos musicais.





Conclusão; Ganzá (espécie de Chocalho), Pau-de-Chuva e Zumbidor.
A comunidade pode escutar de longe a “sonzeira” feita pelos participantes que acompanhavam a letra da canção na lousa sobre higiene e palavras mágicas...!!!


Canto, contos e encontros...

Praia Mansa, maio de 2009.

Esta ação foi inspiradora...

Aquela noite de lua minguante tinha um ar especial... Os moradores da Praia Mansa se reuniram na escola para participar da atividade como de costume.
Porém o rumo da aula tomou outra direção... Durante a conversa, os participantes passaram a contar sobre seus costumes culturais e histórias do lugar.
As lendas jamais esquecidas por aqueles que habitam a baía leste da Iha.
Os educadores, atentos, relatavam os contos em seus pequenos detalhes. Passaram a cantar sobre as histórias... E foi naquela noite, que o músico membro da equipe Elementos da Natureza, criou a canção sobre Praia Mansa abordando o contexto das conversas.

Na manhã do dia seguinte, os jovens participaram de uma atividade igualmente inesquecível! Com muita criatividade e ação, embarcaram em uma oficina de caça talentos que será potencializada ao longo dos trabalhos de educação ambiental. Foram realizadas dinâmicas e jogos que trabalham espontaneidade, criatividade, improvisação, inteligência sinestésica, trabalho em equipe, observação, coordenação motora, reflexo, atenção, envolvimento.

As crianças trabalharam a imaginação e concentraçao. Escutaram aos contos relacionados aos temas abordados na ação e fizeram desenhos para expressar o aprendizado.

Na Praia Vermelha, os educadores conversaram com os pais e familiares dos alunos. Também puderam acompanhar a construção de uma casa de farinha local. Na praia, crianças e jovens escutaram com atenção a encantadoras histórias do Livro da Virtudes de Wiilian. Bennett.