Marcadores

21 de out. de 2009

Ilha da Vitória
Os adultos produziram um mural fotográfico para registro do projeto e participaram da roda de avaliação.



Os pequenos receberam as cartas escritas pelos jovens da Praia Mansa, as leram e responderam.
Participaram de aula
sobre o ciclo da água na natureza, na comunidade e saneamento básico.


A avaliação realizada com as crianças foi elaborada de forma lúdica: uma linda cortina de retalhos!

O resultado da avaliação se transformou...





...na cortina do palco ...


...do...

Grande Circo Vitorioso!!!




A cortina ficou pronta e enquanto estava sendo içada... o restante da trupe da Elementos da Natureza chegou!




O Grande Circo Vitorioso estava presente e a festa pronta pra começar !!!

17 de set. de 2009

Em plena conexão!!!

No mês de agosto, a equipe Elementos da natureza foi a Praia Mansa realizar um campo especial. Com tempo integral das aulas com crianças e jovens, a equipe pode caprichar nas atividades e ir além da imaginação...

As crianças assistiram filmes com Kiricu 2 (Conto de Origem Africana) e O pequeno príncipe e revisaram o conteúdo trabalhado durante todo o ano.
A partir de uma linha do tempo desenhada na lousa, viajaram ao passado, visitando cada etapa e realizando atividades práticas!!!

Para recordar o corpo humano, as crianças tiveram uma aula de massagem.
Viajaram dentro do corpo do Sr. No, no Conto da Bactéria. Aprenderam a coreografia da música da higiene e perceberam brincando as vantagens da higiene pessoal.
Observaram as histórias em quadrinhos feitos por eles, sobre o tema casa saudável.
Falaram da água na comunidade e da poluição no planeta Terra pelo uso da água. Perceberam a importância de um sistema de tratamento de esgoto para proteger a vida marinha e terrestre. Finalizaram as atividades imitando bichos da Mata Atlântica através de uma aula de Yoga.

Os jovens iniciaram as atividades falando sobre o ciclo da água na natureza. E com um desenho na lousa feito pela educadora, eles aprenderam os processos dinâmicos e o movimento cíclico.
Com a observação e uma fotografia aéria, os participantes refletiram sobre o papel do homem no ciclo da água, da ocupação e uso que fazem do recurso...
Em atividades realizadas na Praia Vermelha, os jovens tiveram a possibilidade de conhecer e vivenciar a captação de água.

A Rádio Caiçara desenvolvida com os jovens deu continuidade ao filme“Pergunta e Resposta” e foi incrementada com cartas, onde os jovens poderão trocar informações escritas entre estudantes de diferente comunidades.

Os adultos tiveram a oportunidade de trabalhar a realização de relatórios para manutenção do sistema de tratamento de água. Acompanharam o sistema levantando e identificando pontos chave e discutiram os procedimentos para solucionar problemas.

24 de jul. de 2009

Educomunicando…

Praia Mansa, julho de 2009.

Na primeira noite da equipe em campo, os moradores puderam assistir ao Circuito Tela Verde que foi montado com equipamento do Projeto Bela Ilha.

A manhã do dia seguinte foi dedicada ao Jogo Detetive, onde as crianças da escola da Praia Mansa puderam conhecer o sistema de tratamento de água da comunidade. Esta atividade foi realizada pelo morador nativo, Ronaldo, que guiou os participantes por trilhas na margem da cachoeira e morros.



Ao termino do Jogo educativo, todos se reuniram para fazer um desenho coletivo sobre o sistema. As crianças também brincaram com um quebra cabeça e aprenderam sobre o ciclo da água na natureza.

Os jovens trabalharam a desenvoltura na comunicação. Observaram imagens da Ilha da Vitória e elaboraram entrevistas aos moradores de lá. Esta atividade ainda vai dar o que falar... Mas isso já é outro assunto!


De volta à Praia de Castelhanos, as crianças e jovens participaram de uma atividade chamada Bingo de Reconhecimento da Comunidade, onde percorreram as casas integrando crianças, jovens e adultos do local.

23 de jul. de 2009

Quem canta seu males espanta!!!

Ilha da Vitória, junho de 2009.

Ao desembarcar na Ilha, a equipe se preparou para a tradicional caminhada pela comunidade para realizar a entrega do jornalzinho, com conteúdo e fotos da ação anterior, além de alguns minutos de conversa com os moradores.
A atividade noturna foi uma retomada do tema higiene na casa e no barco, abrangendo também o tema insetos vetores de doenças e prevenções higiênicas. Para finalizar, os adultos arquitetaram desenhos sobre o assunto trabalhado.




Em outro momento, os moradores se reuniram para escutar um documentário sobre “A vida Caiçara de Búzios” produzido pelas estudantes Sarah e Aylar do curso de jornalismo da PUC SP. Assistiram ao DVD do Projeto Saúde e Alegria e realizaram discussão ao termino da seção. Outro filme exibido durante a ação foi o conto africano Kiricú, desenho animado relacionado aos conflitos e valores em comunidades e ao uso da água.

As crianças da Ilha puderam se divertir escutando a leitura do livro ”Dr. Lix e o Monstro do Lixo” em uma tarde típica de inverno.


Recordaram assuntos tratados em 2007 sobre os diferentes tipos de lixo, e observaram imagens de objetos feitos com a reutilização de materiais destinados ao lixo. Participaram de jogos educativos e se dedicaram à árdua tarefa na construção de instrumentos musicais.





Conclusão; Ganzá (espécie de Chocalho), Pau-de-Chuva e Zumbidor.
A comunidade pode escutar de longe a “sonzeira” feita pelos participantes que acompanhavam a letra da canção na lousa sobre higiene e palavras mágicas...!!!


Canto, contos e encontros...

Praia Mansa, maio de 2009.

Esta ação foi inspiradora...

Aquela noite de lua minguante tinha um ar especial... Os moradores da Praia Mansa se reuniram na escola para participar da atividade como de costume.
Porém o rumo da aula tomou outra direção... Durante a conversa, os participantes passaram a contar sobre seus costumes culturais e histórias do lugar.
As lendas jamais esquecidas por aqueles que habitam a baía leste da Iha.
Os educadores, atentos, relatavam os contos em seus pequenos detalhes. Passaram a cantar sobre as histórias... E foi naquela noite, que o músico membro da equipe Elementos da Natureza, criou a canção sobre Praia Mansa abordando o contexto das conversas.

Na manhã do dia seguinte, os jovens participaram de uma atividade igualmente inesquecível! Com muita criatividade e ação, embarcaram em uma oficina de caça talentos que será potencializada ao longo dos trabalhos de educação ambiental. Foram realizadas dinâmicas e jogos que trabalham espontaneidade, criatividade, improvisação, inteligência sinestésica, trabalho em equipe, observação, coordenação motora, reflexo, atenção, envolvimento.

As crianças trabalharam a imaginação e concentraçao. Escutaram aos contos relacionados aos temas abordados na ação e fizeram desenhos para expressar o aprendizado.

Na Praia Vermelha, os educadores conversaram com os pais e familiares dos alunos. Também puderam acompanhar a construção de uma casa de farinha local. Na praia, crianças e jovens escutaram com atenção a encantadoras histórias do Livro da Virtudes de Wiilian. Bennett.



2 de jun. de 2009

No escurinho do cinema...



A ONG Elementos da Natureza através da Sala Verde Ecoveleiro e Azimuth Preservação Oceânica realizam a mostra de cinema ambiental " Circuito Tela Verde"no Espaço de Cultura e Sustentabilidade "Estaleiro do Futuro".
Uma parceria inédita entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) e a Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, por meio do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, promovem o Circuito Tela Verde.

O Circuito Tela Verde é uma mostra que reúne 30 curtas metragens, realizados entre 2007 e 2008 pela Abaeté Estudos Socioambientais, por meio da Oficina de Cinema Humano Mar, com a participação de dez municípios da Bacia de Campos no Rio de Janeiro que têm sofrido os impactos da indústria do petróleo na região. Um total de 175 jovens participam das oficinas e da produção dos filmes, apresentados posteriormente em fóruns ambientais seguidos de debates com as populações locais. (http://www.circuitotelaverde.blogspot.com/)

A inauguração da mostra acontecerá no dia 10 de Junho, com a presença de Fabio Melo representante do MMA. Entrada Franca.
OBS: sala para 30 pessoas.

SERVIÇO:

Estaleiro do Futuro
Espaço de Cultura e Sustentabilidade
Rua Dr. Carvalho 186 - Centro - Ilhabela

Inauguração : Quarta10/06 - 20:00 hs
Exibições: Quarta 24/06- 20:00 hs
Quarta 08/07 - 20:00 hs
Quarta 22/07 - 20:00 hs

17 de mai. de 2009

O templo sagrado – o corpo e a casa.



As ações deste mês focaram o tema higiene.

Na primeira noite, os moradores do Canto da Lagoa de Castelhanos puderam curtir um cineminha assistindo o desenho animado Madagascar.



Os jovens aprenderam sobre higiene pessoal. Através de revistas eles puderam relacionar ações de higiene com as partes do corpo, tema trabalhado anteriormente.






Assistiram ao filme Rádio Caiçara e iniciaram a primeira etapa da construção da Rádio elaborando parte do filme e trechos para a música a partir de frases com o tema “Como é a vida na comunidade”.

Revelam suas vidas com muita poesia...

Este material foi exposto na Semana Caiçara na Ilhabela, mas isto já é outro assunto.....
As atividades com os adultos foram similares em ambas as comunidades, Praia Mansa e Ilha da Vitória.

Receberam as plantas de suas casas e desenharam-na em detalhes refletindo sobre um ambiente saudável.








Ainda dentro deste contexto, receberam desenhos de ambientes separados de uma casa para expressar ali o que foi aprendido sobre o conteúdo higiene doméstica.
Conversaram sobre a relação corpo – casa e na Praia Mansa enfatizaram a estrutura de saneamento implantada, fazendo uma analise de melhorias, e comparações com comunidades que não tem saneamento.
A atividade foi finalizada com desenhos de uma “casa doente”.

As crianças da Praia Mansa tiveram a oportunidade de recordar o tema anterior brincando, despertar o entusiasmo a partir do jogo Corujas e Corvos adaptado ao tema .
Aprenderam sobre as bactérias, fungos e vetores transmissores de doenças no “mundo invisível” brincando.




Fizeram observações em microscópio para vivenciarem as aulas na prática e compreenderem de forma experimental o assunto.




Na Rádio Caiçara, eles soltaram a voz!!!!

Na lha da Vitória, valores como a união e cooperação foram trabalhados com as crianças em atividades como a Teia da Vida.
Recordaram o assunto da ação anterior com brincadeiras que aguçam os sentidos e estimulam a percepção podendo contribuir para atividades relacionadas à musicalidade.





Falando em musicalidade.....

A oficina de circo transmitiu alegria aos moradores com a cantoria que ecoou pela Ilha. Os pequenos encararam desafios brincando com malabarismos e acrobacias!!!





Na Rádio Caiçara eles fizeram uma roda e brincaram com simulações de reportagem durante a noite que caia...
Após um momento de concentração e meditação, desenharam uma casa saudável sobre a planta de suas casas demonstrando habilidades arquitetônicas!!!

Com base no conceito “casa saudável” eles elaboraram uma maquete denominada “Casa da família feliz”.




A união faz a força!!!