Marcadores

7 de mai. de 2007

Educação no Bela Ilha_Newsletter03

A Equipe de Educação Ambiental do Projeto Bela Ilha, patrocinado pela Sagatiba, esteve novamente em campo entre os dias 24 e 27 de abril, realizando a terceira intervenção na comunidade da Praia Mansa.
Desta vez, contando com a participação da conceituada Companhia Teatral Arueiras do Brasil, a comunidade da Praia Mansa e a Elementos da Natureza tiveram o privilégio de assistir cenas inéditas num cenário maravilhoso.
No primeiro dia, as atrizes convidadas deram vida à uma boneca de encher, representada por Delba Baraldi. Depois de muito esforço da criançada para inflá-la, a boneca foi a responsável por convidar as crianças para assistirem a peça do dia seguinte.
Após esta atração, a equipe deu continuidade ao trabalho desenvolvido anteriormente, criando com as crianças o mais novo meio de comunicação da Praia Mansa: a Rádio Caiçara. A partir de um rádio feito de papel e muita imaginação, foi este o grupo responsável por cantar músicas sobre o lixo e anunciar na comunidade a próxima atuação da Companhia Arueiras do Brasil: Branca de Neve e os Sete Anões. A contação de história teve trilha sonora ao vivo por Arlete Ramello, e a participação dos atores mirins: Branca de Neve, Príncipe, Sete Anões e o Espelho Mágico. O clima de magia tomou conta do lugar e das pessoas, deixando a marca da arte teatral na comunidade.
Com esta atividade, foi dado início ao processo de construção de um texto para ser apresentado pelas crianças ao final do ciclo de oficinas. Adaptado pela Arueiras do Brasil, o texto da Branca de Neve conta a história da Princesa Higiene e fala sobre o meio ambiente, a água, saúde, e os outros temas trabalhados pelo projeto.


Adultos

Na primeira noite com os adultos, foi realizada uma aula sobre a produção de sabão artesanal, e o grupo discutiu com a ajuda de dinâmicas de grupo as diversas formas de mobilização comunitária e organização para a realização desta que será a próxima oficina no local.
As vantagens para o meio ambiente e para os moradores foram os pontos de partida para o interesse de todos em aprender esta prática.
Já na segunda noite, o assunto em discussão foi a composteira, que também será realizada pela comunidade na próxima visita de educação ambiental. Os moradores puderam tirar suas dúvidas e ouvir relatos de outros participantes, como o Marco Aurélio, representante do Parque Estadual de Ilhabela, parceiro do Projeto Bela Ilha.
Foi nesta noite também que os moradores aproveitaram para registrar todas as suas dúvidas e conhecimentos a respeito do sistema de saneamento básico que está em fase final de implantação, mostrando interesse em acompanhar as intervenções na comunidade.

Nenhum comentário: