Marcadores

7 de mai. de 2007

Educação no Bela Ilha_Newsletter03

A Equipe de Educação Ambiental do Projeto Bela Ilha, patrocinado pela Sagatiba, esteve novamente em campo entre os dias 24 e 27 de abril, realizando a terceira intervenção na comunidade da Praia Mansa.
Desta vez, contando com a participação da conceituada Companhia Teatral Arueiras do Brasil, a comunidade da Praia Mansa e a Elementos da Natureza tiveram o privilégio de assistir cenas inéditas num cenário maravilhoso.
No primeiro dia, as atrizes convidadas deram vida à uma boneca de encher, representada por Delba Baraldi. Depois de muito esforço da criançada para inflá-la, a boneca foi a responsável por convidar as crianças para assistirem a peça do dia seguinte.
Após esta atração, a equipe deu continuidade ao trabalho desenvolvido anteriormente, criando com as crianças o mais novo meio de comunicação da Praia Mansa: a Rádio Caiçara. A partir de um rádio feito de papel e muita imaginação, foi este o grupo responsável por cantar músicas sobre o lixo e anunciar na comunidade a próxima atuação da Companhia Arueiras do Brasil: Branca de Neve e os Sete Anões. A contação de história teve trilha sonora ao vivo por Arlete Ramello, e a participação dos atores mirins: Branca de Neve, Príncipe, Sete Anões e o Espelho Mágico. O clima de magia tomou conta do lugar e das pessoas, deixando a marca da arte teatral na comunidade.
Com esta atividade, foi dado início ao processo de construção de um texto para ser apresentado pelas crianças ao final do ciclo de oficinas. Adaptado pela Arueiras do Brasil, o texto da Branca de Neve conta a história da Princesa Higiene e fala sobre o meio ambiente, a água, saúde, e os outros temas trabalhados pelo projeto.


Adultos

Na primeira noite com os adultos, foi realizada uma aula sobre a produção de sabão artesanal, e o grupo discutiu com a ajuda de dinâmicas de grupo as diversas formas de mobilização comunitária e organização para a realização desta que será a próxima oficina no local.
As vantagens para o meio ambiente e para os moradores foram os pontos de partida para o interesse de todos em aprender esta prática.
Já na segunda noite, o assunto em discussão foi a composteira, que também será realizada pela comunidade na próxima visita de educação ambiental. Os moradores puderam tirar suas dúvidas e ouvir relatos de outros participantes, como o Marco Aurélio, representante do Parque Estadual de Ilhabela, parceiro do Projeto Bela Ilha.
Foi nesta noite também que os moradores aproveitaram para registrar todas as suas dúvidas e conhecimentos a respeito do sistema de saneamento básico que está em fase final de implantação, mostrando interesse em acompanhar as intervenções na comunidade.

3 de mai. de 2007

Educação no Bela Ilha_Newsletter02

A equipe da Elementos da Natureza esteve novamente em campo entre os dias 11 e 14 de abril, na Praia Mansa - Ilhabela. Lá, continuaram a série de atividades de educação ambiental previstas pelo Projeto Bela Ilha Sagatiba. Confira o que foi realizado com crianças e adultos na Ação 2 do projeto:

Crianças

No primeiro dia pela manhã foi realizada uma peça teatral de fantoches para as crianças. O texto falava das atividades realizadas com eles na visita anterior à comunidade, como a teia das relações, o lixo e seu impacto na vida sobre a Terra. Os personagens, lembrando e reforçando estas idéias, já iniciaram o próximo tema a ser trabalhado: a higiene pessoal. Falaram sobre os cuidados que devemos tomar com a higiene ao mexer em objetos reutilizados e o lixo de casa. A apresentação foi finalizada com uma música sobre o tema. Os alunos da escola foram convidados a trazer no dia seguinte sacos plásticos e linhas para a confecção de pipas.

No segundo dia, também pela manhã, as crianças assistiram uma aula sobre saneamento básico, micróbios e higiene pessoal, que foi apresentada com a ajuda de data show e slides projetados na lousa. Em seguida iniciou-se a oficina de pipas, onde além de aprender a confeccionar estes objetos lúdicos, as crianças foram incentivadas a relembrar e escrever palavras sobre a aula assistida.
Após a oficina, a música tema do teatro de fantoches foi ensinada para a criançada e cantada em conjunto por todos os participantes, deixando a despedida e a espera pela volta da equipe.

Adultos

Na primeira noite os adultos assistiram a uma aula sobre saneamento básico, sua importância para a expectativa de vida das pessoas e para a saúde de todos, relacionando tudo isso com os micróbios e hábitos de higiene pessoal. Alguns questionamentos foram levantados pelos participantes, mostrando curiosidade em saber como o tratamento de esgotos é realizado nas grandes cidades.
A atividade foi finalizada com a sessão de cinema na comunidade com o filme “O auto da compadecida”.

Na segunda noite, os participantes assistiram ao documentário “Ilha das flores”, que deu início a uma discussão sobre o destino final dos resíduos sólidos e seu impacto sobre o meio ambiente e a saúde. Os lixões, aterros sanitários, a reciclagem e a compostagem foram alguns dos temas discutidos.
Para finalizar a discussão, a turma foi dividida em dois grupos que criaram e apresentaram cartazes feitos com corte e colagem sobre o filme.
Após a atividade educativa iniciou-se a sessão de cinema na comunidade como filme “O caminho das nuvens”.

Na terceira noite os adultos fizeram uma atividade chamada biomapa, produção onde todos participam e constroem o mapa. Fizeram assim um panorama sobre a comunidade, localizando construções, rios, caminhos e outras áreas de uso, contribuindo para entender o espaço e a história local. Depois do mapa, trabalhamos com a árvore dos sonhos e as pedras no caminho, atividade onde os participantes colocam seus desejos e expectativas relacionadas ao projeto de sanemaneto básico e depois pensam nos empecidos e dificuldades para a realização dos sonhos. Com base nisso foi discutido um plano de ação, onde todos puderam entender o sentido das atividades propostas, e a importância vital da coletividade para qualquer sonho se realizar na comunidade. Encerramos a visita deixando a proposta de a comunidade discutir quais oficinas desejam receber daqui por diante, e principalmente, mostrar organização e mobilização para recebê-las.