Marcadores

26 de fev. de 2008

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROJETO BELA ILHA - 3º ENCONTRO COM OS CAIÇARAS DA ILHA VITÓRIA




Iniciando 2008 com bons ventos, a terceira ação na Ilha Vitória aconteceu entre os dias 22 e 26 de Janeiro.



Os educadores presentes foram Marcos, Lígia, Mariana, Leonardo e Paulo. A equipe enfrentou vento e chuva ao chegar na Ilha, o mar agitado dificultou o desembarque no porto, se tornando mais um desafio a ser encarado (veja o vídeo : "subindo a tenda")


Durante 5 dias foram realizadas as seguintes atividades:
Ciclo da Água: Música e Montagem do Quebra Cabeça.
Sessão de Cinema: “Kiriku e a Feiticera”.
Construção da Maquete da Ilha Vitória – Desenhando mapas.
Aula sobre doenças de veiculação hídrica – Mundo Invisível.

15 de fev. de 2008

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROJETO BELA ILHA - AÇÃO 2 NA ILHA VITÓRIA







De 12 a 14 de dezembro (Ilha Vitória). Deixando a Praia Mansa em direção a Ilha Vitória para a 2ª visita os educadores navegaram contra o vento mas conseguiram chegar a salvos para realizar as seguintes atividades:
Atividade 1: Questionário porta a porta sobre consumo e descarte de lixo.
Atividade 2: Diagnóstico Rural Participativo e aula sobre consumo e descarte de resíduos sólidos
A atividade 1 deu continuidade à fase 1 do projeto (Formulando o cenário atual). Foram realizadas entrevistas em todas as casas para levantar dados sobre a situação dos resíduos sólidos na ilha, buscando informações a respeito dos hábitos de consumo e formas de descarte do lixo, fornecendo assim subsídios ao planejamento para as próximas atividades referentes ao tema.
O mau tempo, fortes ventos e chuvas intensas, limitaram a realização de outras atividades previstas para a visita 2. As trilhas ou caminhos de acesso a escola (local de realização dos encontros) estavam em péssimas condições, impossibilitando alguns moradores de participarem das atividades, foi necessário deixar para próxima visita a continuidade dos trabalhos...

13 de fev. de 2008

Educação Ambiental no Projeto Bela Ilha: monitoramento e plantio na Praia Mansa








No dia 10, 11 e 12 de dezembro os educadores Ligia Perissinoto, Marcos Silveira, Leonardo Sales, Mariana Pirró, Luiz Fernando Franco realizaram uma visita de monitoramento na Praia Mansa. A visita contou com a consultoria de Mauricio Rubio (CATI – São Sebastião) que colaborou com a entrega e plantio de mudas de palmito na comunidade.

Segundo Marcos Silveira "o monitoramento ambiental participativo dos resultados alcançados na comunidade de Praia Mansa contemplou questões relacionadas ao uso do sistema de saneamento básico, disposição de resíduos e saúde dos moradores. A continuidade das visitas de monitoramento é essencial para avaliação do sucesso do Projeto"

Educação Ambiental no Projeto Bela Ilha - Ação 1 Ilha Vitória


De 21 a 24 de novembro Ligia Perissinoto, Marcos Silveira, Leonardo Sales, Mariana Pirró realizaram a primeira ação na Ilha de Vitória. Foram realizadas as seguintes atividades:
Atividade1: Sessão de Cinema Interativo com o filme “Procurando Nemo” e apresentação geral dos membros da equipe de Educação Ambiental.
Atividade 2: Apresentação do Projeto Bela Ilha.
Atividade 3: Árvore genealógica / Mapa mental / Filme “Radio Caiçara” – Praia Mansa / Teatro de fantoches / Lendas da Ilhabela.


As atividades conduzidas na primeira visita com os adultos atenderam à fase de formulação do cenário atual e de reflexão, pois trabalharam no sentido de ampliar a percepção sobre a situação atual da Ilha Vitória e promover a interação entre os moradores.

Educação Ambiental no Projeto Bela Ilha - Novas Ações: Re-Conhecendo a Ilha Vitória


De 30 de outubro a 01 de novembro -2007- os educadores Marcos e Ligia realizaram a visita de reconhecimento na Ilha Vitória. Durante dois dias os educadores da equipe visitaram a Ilha Vitória com o objetivo de levantar informações acerca da dinâmica de vida local, horários mais prováveis para a realização de atividades, receptividade dos moradores em relação ao projeto, condições e área de trabalho, entre outros. Os moradores foram bem receptivos e acompanharam os educadores nas trilhas pela comunidade, apontando casas, pessoas e detalhes do cotidiano local.