Para a realização deste evento, estiveram presentes o Prefeito do Município de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, juntamente com alguns vereadores e secretários, e também a presença do Presidente da Sagatiba, Marcos de Moraes, além da imprensa local.
No dia anterior ao evento os moradores organizaram a montagem da exposição de todo o trabalho de Educação Ambiental. Foram expostos: jornais das visitas anteriores, fotos com declarações feitas pelos próprios moradores, além das fotos da Cia. Teatral Arueiras do Brasil, presentes na 3ª ação do projeto.
Também foi apresentado o sabão produzido na comunidade, feito a partir de óleo de cozinha usado. O sabão chamou a atenção do Prefeito Manoel Marcos, que elogiou a consciência ambiental dos moradores.
À noite foi realizada mais uma atividade sobre separação de resíduos, com o apoio de cartazes elaborados pela Equipe Técnica e interação dos moradores na separação do lixo da escola.
No sábado, mesmo com o tempo chuvoso, foi realizada a oficina de compostagem, onde contamos com a presença de Nadia, responsável pela horta 13 Luas, situada no bairro do Perequê em Ilhabela. Os moradores colocaram a mão na massa literalmente, sentindo todo o prazer de cultivar a terra, atividade muito importante para as populações tradicionais caiçaras. Nesta atividade, os moradores aprenderam sobre os tipos de compostos que devem ser adicionados à terra e a forma como deve ser mantida a composteira para evitar a presença de animais e mau cheiro. Com as fotos da Horta 13 Luas, todos puderam ver que realmente cultivar a terra e fazer o composto pode render uma variedade enorme de alimentos e temperos.